O acompanhamento gestacional é fundamental para promover uma gestação mais saudável, prevenir dores e disfunções e preparar o corpo da mulher para o parto e o pós-parto. A fisioterapia pélvica atua desde o início da gravidez, fortalecendo estruturas essenciais como o assoalho pélvico, a postura e a respiração. Além disso, proporciona segurança, alívio de desconfortos e favorece uma recuperação mais eficaz no pós-parto.
Conheça os serviços
O acompanhamento na gestação deve ser feito independentemente da via de parto escolhida (normal ou cesariana), pois a própria gestação causa alterações importantes no corpo da mulher, que podem ocasionar dores e disfunções futuras. Além disso, a fisioterapia pélvica contribui para uma gestação mais tranquila, saudável e para uma melhor recuperação no pós-parto.
Primeiramente, faremos uma avaliação na qual serão coletados dados sobre a história da paciente. Iremos identificar se há queixas, disfunções e dores associadas ao processo gestacional. Nessa avaliação, conversaremos sobre os objetivos da gestante na fisioterapia pélvica e explicaremos, em detalhes, como será realizado todo o acompanhamento, de acordo com a avaliação personalizada.
A avaliação física também é aplicada. Nela, serão analisados o assoalho pélvico, a postura, a respiração, o abdômen e todas as estruturas envolvidas na gestação.
Os exercícios variam de acordo com a idade gestacional e com as queixas relatadas (se houver). A recomendação é iniciar o tratamento e o acompanhamento ainda no início da gravidez, preferencialmente a partir do segundo trimestre (14ª semana).
A fisioterapia pélvica na preparação para o parto tem como objetivo principal preparar o corpo da mulher para a gestação e o parto, proporcionando segurança e confiança à gestante, além de auxiliar na prevenção e no tratamento de dores e disfunções que podem surgir ao longo desse processo.
O início precoce do acompanhamento (a partir da 14ª semana) contribui para um bom preparo gestacional, baseado na manutenção da boa função do assoalho pélvico, melhora da postura e da respiração, fortalecimento da parede abdominal, além de promover mobilidade e alongamento adequados das estruturas envolvidas no parto.
Além disso, serão ensinadas mobilizações e posicionamentos assertivos, posturas adequadas para o período expulsivo, direcionamento da força e técnicas corretas de respiração, favorecendo um desfecho positivo do parto.
Com isso, a fisioterapia pélvica ajuda a prevenir lacerações graves no períneo, reduzir o tempo do trabalho de parto, aliviar dores e desconfortos, e empoderar a gestante por meio do conhecimento sobre todas as fases dessa jornada.
A fisioterapia pélvica também auxilia no pós-parto e é de extrema importância para ajudar na recuperação da mulher. Auxilia a prevenir e tratar desordens relacionadas à gestação e ao parto como:
- formação de aderências cicatriciais (de cesária e parto normal),
- diástase abdominal,
- dores na relação sexual,
- flacidez vaginal e abdominal,
- incontinência urinária e fecal,
- prolapsos,
- ente outros.
Ficou com dúvidas ou tem interesse no serviço de Acompanhamento Gestacional?